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sexta-feira, 17 de outubro de 2008

AFINAL, QUAL É A RESPONSABILIDADE DA ESCOLA?

PAULA FONTOURA LACERDA SATTE ALAM[1]

(Artigo publicado no Diário da Manhã do dia 17 de outubro de 2008)

Com a necessidade que os pais têm de se ausentar de sua casa por motivos sociais e financeiros, acabam atribuindo a escola uma maior responsabilidade na educação e orientação de seus filhos.
A escola é a segunda instituição, depois da família, que tem influência sobre a criança, por isso muitos pais, acreditam ser a escola responsável em todos os aspectos pela educação dos mesmos.
Muitas vezes a escola se sente fragilizada, pois não conseguem diminuir o índice de reprovação, de evasão e não consegue sequer ensinar.
A escola tem seu papel e para tal pode auxiliar os pais na orientação de seus filhos, mas não podem se responsabilizar pela influência familiar que é e sempre será o ponto principal na formação do caráter do indivíduo, assim como no desenvolvimento de sua capacidade de fazer opções, desenvolver suas habilidades e crescimento pessoal.
Podemos, como escola, colaborar neste processo educativo, auxiliando assim o ajustamento da criança na sociedade.
A escola está vivenciando um momento muito difícil, pois necessita de um trabalho em que professores, alunos, pais e comunidade trabalhem em equipe com objetivos claros e bem definidos, o que no seu dia a dia não está acontecendo. Precisamos da parceria dos pais para conseguir transformar a criança em um cidadão. Não somos inimigos, somos parceiros, acredito até que muitas vezes anjo da guarda.
Precisamos com urgência de estratégias como: palestras, reuniões, entrevistas pedagógicas, atualização e reciclagem de nossos educadores, devido as múltiplas exigências previstas em nossa legislação, precisamos de mais soluções.
A escola quer ser eficiente e eficaz em abraçar a educação da criança dentro das suas obrigações e não dentro das obrigações que os pais querem que tenhamos.
Não podemos tratar a escola como creche, pois estamos vivendo um novo século com conquistas e responsabilidades maiores, mas também com muitos problemas e dificuldades, por isso não devemos impor responsabilidades as quais a escola não tem.


[1] Psicopedagoga