Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O MUNDO É UM MERCADO - GURVITZ, VIAJANTE E GOURMET

O MUNDO É UM MERCADO
VIAGENS E GASTRONOMIA

Ricardo Gurvitz viajante e gourmet


Você comeu seu arroz hoje? Assim dizem os chineses ao nosso conhecido BOM DIA.

Não há regra sem exceção - Hamburgo, Alemanha

Não sou um especialista em religiões. Acredito que dentro da minha cabeça funciona quase como torcida de futebol: todos deveriam, se respeitar, mas não o fazem. Todos julgam que a sua é a verdadeira; isto levaria para um empate.
Muitas vezes, parece que o juiz dá uma ajudazinha para algum dos times, e o outro sempre xinga sua mãe. Muitas deveriam levar cartão vermelho, porque mentem que estão pregando o bem quando na verdade, estão semeando a guerra. Mas isto é problema de cada um.
Vemos claramente que, em muitas, as palavras de ordem colocadas para o time não se refletem nos cartolas, os quais retiram tudo o que podem de seus comandados, enquanto fazem a contra-mão em suas vidas particulares. Mas isto é só divagação. Não quero emitir nominalmente juízo de valores.
Quando estávamos conhecendo a cidade de Hamburgo, na Alemanha, fomos conhecer a maior igreja protestante da região, Saint Michaelis Church, impressionante com seus tijolos vermelhos.
Este prédio, agora, já é o terceiro, O primeiro foi construído em 1647; o segundo em 1768, e o atual foi reconstruído duas vezes; em 1906, após um incêndio, e após os bombardeios de 1944 e 1945
No entanto, com o meu pequeno conhecimento de suas leis, sabia que eles não aceitam a colocação de imagens em suas casas de oração. O guia da excursão, em sua explicação, disse que era a única igreja que apresentava esses ícones. Acima do portal, existe uma grande escultura feita de bronze do arcanjo conquistando o diabo. Se pode ou não pode, eu não sei. Mas que vale a pena visitá-la, isto eu posso garantir, independente se você faz parte daquele time ou não.


Troyes – um museu a céu aberto


Na capital da região de Champagne – França - Troyez é uma cidade moderna, que antigamente foi um caminho entre Flandres e a Itália, mas que conseguiu manter um centro antigo fenomenal.
Eles têm leis restritivas ao modernismo, naquela área. Nada, nada mesmo pode ser tocado sem passar pelas comissões de avaliação. As juntas não são de brincadeira. Não acontece como aqui, em que durante a noite um prédio é derrubado. Se o fizer, o proprietário terá que reconstruí-lo sem nenhuma modificação. E assim fará!
Naquela cidade, (já escrevi antes) há um shopping horizontal, somente com ponta de estoque das grandes grifes. Os exemplos são as lojas: Nike, Laura Ashley, Hugo Boss, Kenzo, Yves Saint-Lauretnt, Jean-Paul Gaultier e outros tantos. Ali não há cartão de crédito que resista. São peças de uma qualidade inigualável a preços também inigualáveis.
Entretanto, o que me fez voltar a escrever sobre aquele centro antigo foi o fato de que, durante um passeio pela internet, achei uma foto semelhante à que eu havia tirado no mesmo lugar, só que em outra estação.
A da internet deve ter sido feita em uma temporada mais tépida, pois colocaram mesas na rua e os personagens estavam de camisa
de mangas curtas. Na minha foto, eu e Christina estamos vestidos como uma cebola, pois em outros pontos da cidade ainda havia neve na rua.

Charles Jenner veio do sul da Escócia para trabalhar como cortineiro. Pediu um dia de licença para ir às corridas de cavalo e acabou por ser despedido. Resolveu, então, trabalhar por conta própria e abriu uma loja que acabou por ser considerada uma instituição.
Colocada bem no centro de Edimburgo, na rua principal, esta loja foi criada em 1838, na 47 Princes Street. Cresceu e talvez seja a primeira loja de departamentos da Europa e não se sabe se não foi a primeira do mundo.
É uma delícia caminhar pelos vários andares da loja, cujo interior possui várias sacadas. Até os vendedores parece que ainda estão na época da inauguração. Poderíamos chamar de a Harrods escocesa. Houve um grande incêndio em 1890 e esta foi totalmente reconstruída.
Infelizmente, o Sr. Charles Jennes não conseguiu ver a reinauguração. Atualmente, ocupa o 47 e o 48 da Princess Street e o2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 da South Street St David. Foi modernizada com toaletes e escadas rolantes. Imperdível!


Essa é a minha opinião, depois de ter visitado cinqüenta países.

e- mail: mercadoricardo@terra.com.br