A participação do PDT no Conselho Político com outros 9 Partidos está consolidada com o apoio explícito da Direção Estadual do PDT, que acatou a decisão do Diretório Municipal. Este Diretório, em reunião com quase totalidade de seus membros, já havia decidido por unanimidade dos presentes que seria de todo importante e natural associar-se aos nove Partidos Políticos que dão sustentação ao governo Fetter.
É importante que os menos avisados entendam que esta participação não tira de nenhum dos dez Partidos participantes o direito de apresentarem candiatos à majoritária de outubro. Isto significa que o PDT poderá ter candidato a Prefeito e/ou Vice Prefeito sem que se constitua em ruptura a qualquer participação dentro do Governo.
O fato de outros partidos, que não fazem parte deste Conselho (o PDT, quando foi convidado a conversar,, não fazia parte do Conselho Político), mostrarem interesse em conversar também não caracterizaria qualquer desarmonia, pois, até por uma questão de educação, aceita-se reuniões deste tipo, desde que não conprometa os acordos feitos de forma ética e sem a busca pura e simples de cargos (uma vez que todos, sem exceção, oferecem cargos, logo, fica fácil oferecer o que não precisarão cumprir, portanto não seria este o fator agregação.).
O PDT pelotense está se organizando e se harmonizando, embora ainda existam muitas resistências para que se solidifique, pois esteve muito tempo fora de sintonia com o eleitor trabalhista. Apesar das dificuldades e graças a interferência da Executiva Estadual, o partido começa a tormar forma e retomar o seu rumo no sentido de poder interferir nos rumos da política pelotense.