Neiff Satte Alam
Cheguei à Praia do Laranjal, coloquei a cadeira em um ponto estratégico à sombra de um plátano, abri o jornal e ... opa! Uma rajada de vento levou metade das folhas que se esparramaram da zona do chafariz até o trapiche.
Neste momento lembrei que tem muita coisa que não combina. A primeira é esta mesmo: ler jornal com vento! Existem outras, mas que teimosamente reincidimos.
Criança e escada não combina, principalmente as de caracol ou sem corrimão. Outra combinação complicada é chuva tocada a vento e guarda-chuva: o guarda-chuva vira objeto inútil e o banho de chuva uma realidade, se for no inverno, pior ainda, pois pode virar uma forte gripe ou pneumonia dupla.
Talvez uma das piores, por ter consequências graves, é dirigir alcoolizado, neste caso, motorista em trânsito e bebida alcoólica é uma péssima combinação, podemos até dizer que é uma combinação fatal.
Já perceberam como é incômoda a novela das oito combinada com aquela visita inesperada de alguém que detesta novelas e fica falando de culinária? Ou o sujeito apaga a televisão ou apaga a visita, ora, como saberemos o final do capítulo de um tema tão importante como os abordados nas novelas?
Tem coisas mais amenas, como é o caso de comer bolachas na cama, pois farelo não combina com lençol: ou sai a bolacha ou sai o “bolacheiro”, depois de limpar o lençol, é claro. Ainda na cama de casal, que era o caso anterior, não combinam dois controles remotos, principalmente se tem um bom jogo de futebol na hora daquele programa favorito do outro cônjuge (que, no caso, é normalmente a mulher) O jogo termina sendo visto na TV da sala!
Mas também não combinam: telefone celular tocando música de carnaval durante um velório ou na apresentação de uma orquestra sinfônica; Tiririca e Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; Mensaleiros e Comissão Justiça da mesma Câmara; Paim e o provento dos aposentados; ... bem o leitor pode se fartar com outras não combinações se puxar pela memória.
Parece que estas contradições fazem parte de nosso cotidiano e são tão comuns que não nos damos conta das complicações ou constrangimentos que possam causar. Claro que poderíamos fazer uma lista muitas vezes maior das coisas que combinam, mas, é como o caso do sujeito que estava impecavelmente vestido, apenas colocou o casaco do avesso e isto, apenas isto, foi o que chamou a atenção ... Para ficar mais claro: o Tiririca é o casaco do avesso da Câmara dos Deputados, a única diferença é que o resto também não está bem arrumado, isto é, este Congresso Nacional não está combinando com democracia ...